Trouxe os seguintes temas:
• Como empreender no mundo virtual;- Gestão;
- Apresentação de soluções de otimização e eficiência energética;
- Caixa cheio, um restaurante de sucesso;
- Como melhorar a imagem do meu estabelecimento de alimentação fora do lar?;
- Responsabilidade social e sustentabilidade: dicas para agregar valor a minha marca;
- Casos de sucesso de empresários do segmento.
- Orientações sobre marketing, recursos humanos e gestão financeira;
- Casos de Sucesso de Centros de Beleza;
- Boas Práticas para Salão de Beleza;
- Entenda o que caracteriza vínculo empregatício, de parceria e sociedade - Palestra sobre Leis Trabalhistas;
- Como reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade;
- Tira dúvidas sobre normas sanitárias;
- Oportunidades de negócios para o segmento;
- Conheça as entidades, feiras e representantes do segmento.
A Feira do Empreendedor de Mato Grosso do Sul teve 150 expositores para apresentar Oportunidades de Negócios distribuídas entre os setores do Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços. O evento ofereceu aos visitantes alternativas para abrir um novo negócio, bem como para melhorar e ampliar os já existentes. A Feira contou ainda com espaço destinado a franquias, para aqueles que desejam conhecer e atuar com este modelo de negócio.
- Estande Facebook
Apresentou formas de como anunciar no Facebook e conquistar mais clientes através da internet. Fez parte da programação de eventos do espaço a palestra "Facebook como ferramenta para alavancar seus negócios".
- Estande Primeiro e-commerce
Apresentou, em parceria com o Mercado Livre, como criar uma loja virtual gratuitamente. No próprio estande foram ofertadas mini palestras com orientações para quem deseja iniciar suas vendas online.
- Estande Conecte Seu Negócio
Apresentou, em parceria com a Google, como criar o site da sua empresa gratuitamente.
O Google e o Sebrae em Mato Grosso do Sul trouxeram para Campo Grande a palestra "Google faz a web trabalhar para o seu negócio", que apresenta as ferramentas Google para melhorar a performance e divulgar seu negócio em ambiente digital.
- Estande do MarketUp
Apresentou aos empresários que desejam melhorar sua Gestão a solução MarketUP, que é composta de ERP, PDV e Loja Virtual totalmente grátis. Também fez parte da programação a palestra "Como a tecnologia pode ajudar na gestão da sua empresa", que abordou os desafios com o avanço da tecnologia; caminhos necessários para a sobrevivência do seu negócio e a importância da tecnologia vinculada à gestão.
Conheça a Estação Mato Grosso do Sul:
- Apresentações de música e dança;
- Petiscos de comidas regionais;
- Utilização de artesanatos para decoração de: pousadas, hotéis, atrativos turísticos, bares, restaurantes e outras empresas;
- Atendimento sobre turismo;
- Apresentação da metodologia Economia da Experiência;
O espaço também trouxe uma surpresa para os empresários que desejam saber mais sobre Turismo de Aventura.
NÃO PERCA ESSA EXPERIÊNCIA!
Pensado e desenvolvido para celebrar as conquistas e evidenciar histórias bem sucedidas de empreendedores do MS, o espaço teve o compromisso de mostrar aos visitantes que o sucesso é consequência de boas ideias e muito trabalho. Além disso, o local promoveu a interação entre empreendedores e empresários de diversos setores, discutindo boas práticas e festejando os resultados.
Espaço para quem acredita no desenvolvimento local através do apoio aos pequenos negócios. Nele houve:
- Oportunidades para empreender nas diversas regiões do estado, incluindo a do Residencial Fernanda, em Campo Grande/MS;
- Atendimento e palestras aos gestores municipais nos temas: Compras Governamentais, Desburocratização nos Procedimentos de Abertura de Empresas e Micro Empreendedor Individual;
- Informações sobre os projetos de desenvolvimento territorial com atuação no estado de Mato Grosso do Sul;
- Apresentação de casos de sucesso de negócios em Comunidades de todo o Brasil.
A estação inédita reuniu em um só espaço conhecimento, ferramentas e caminhos que auxiliam na implantação de inovações em sua empresa, com soluções simplificadas, demonstração de casos de empresas inovadoras, e tecnologias como: Impressora e Scanner 3D, Piso Interativo, bicicleta com dispositivo para geração de energia; entre outras. Além disso, trouxe especialistas para esclarecer dúvidas e orientar sobre como colocar em prática, com pouco investimento financeiro, cada tema abordado.
O tema Negócios Sociais apresentou este novo modelo de empreender. O que oferecer no mercado soluções para problemas sociais, quem já faz e o que se ganha com esta atuação foram algumas das respostas que especialistas no tema estiveram disponíveis para responder.
Já a Acessibilidade como estratégia de negócio gera ganhos econômicos e reconhecimento do consumidor. Neste espaço foi possível identificar quais as soluções existentes, descobrir o tamanho deste mercado e o que deve ser feito para se adequar às normas vigentes.
Espaço de oportunidades para o empreendedor que busca orientações sobre produtos e serviços financeiros, além de acesso às mais variadas linhas de crédito. O local foi pensado para proporcionar interação e negociação com diversas instituições financeiras do estado; tudo isso em um mesmo ambiente. Foram disponibilizados materiais sobre Educação Financeira, cartilhas com Boas Práticas de Acesso ao Crédito, diagnósticos sobre o Perfil de Crédito, jogos interativos e brindes.
O espaço buscou despertar o espírito empreendedor, visão de sustentabilidade e trabalho em equipe nas crianças, através de brincadeiras e atividades. Para isso, foi elaborado pela Junior Achievement um jogo lúdico "Nosso Planeta, Nossa Casa".
O início consistiu em assistir a uma palestra virtual, que conta uma história. Em seguida, houve um jogo de tabuleiro em que as peças foram os próprios participantes e, por meio de perguntas e respostas, tiveram um aprendizado em sustentabilidade e empreendedorismo. Ao final, os participantes "colocaram a mão na massa", confeccionando produtos sustentáveis, para gerar ao público infantil a ideia de que muitos materiais antes não utilizados podem ser transformados em produtos, respeitando assim o meio ambiente.
Espaço descolado para jovens que querem empreender ou já são empreendedores. Foi um local para se inspirar nas trajetórias de jovens empreendedores e conhecer ferramentas que podem ajudá-lo a descobrir e desenvolver seu potencial empreendedor. Houve a presença de entidades apoiadoras e antenadas à Geração.
GERAÇÃO Y nascidos entre 1978 e 1990): Com o mundo relativamente estável, eles cresceram em uma década de valorização intensa da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se sujeitam a atividades que não fazem sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em rede e se preocupam com o meio em que vivem.
Queremos ouvir você!
O que você não viu na Feira do Empreendedor e gostaria de ver nos próximos eventos do Sebrae/MS? Queremos construir juntos a você as próximas ocasiões.
Se também pode nos enviar suas sugestões, criticas e dúvidas aqui no site da Feria do Empreendedor através do canal Fale Conosco
A Rodada de Negócios é um evento empresarial organizado para promover negócios e parcerias.
Em um mesmo local esteve empresas convidadas com interesse em comprar, que divulgam previamente suas demandas. Do outro lado dessa “mesa de negociação” estiveram empresas fornecedoras (ofertantes), que têm interesse em vender ou divulgar produtos e serviços para essas compradoras.
Nesse sentido, foram feitas reuniões de curta duração para uma apresentação de negócios entre potenciais compradores e ofertantes. As reuniões foram pré-agendadas e cada empresa recebeu sua agenda para programar sua participação no evento.
O mais importante é considerar que representantes de empresas com interesses afins e complementares de demanda e oferta de produtos e serviços estiveram em contato direto.
Sabe-se que o desafio para empresas de micro e pequeno portes é a identificação de compradores, considerando o mix de produtos e serviços que eles compram. A busca por empresas com porte e perfil de compra adequados, e ainda a oportunidade do encontro destas com fornecedores, tornou o evento dinâmico e de interesse de muitas empresas.
O stand do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi voltado aos Pequenos Negócios e abordou as ações apoiadas pelo Sebrae relacionadas ao tema; por exemplo: redução de desperdícios, eficiência energética, uso racional de água, otimização das matérias primas e reaproveitamento de resíduos.