Se você é ou quer se tornar um Micro Empreendedor Individual, não deixe de visitar o espaço do MEI. Aqui você encontrou:
- Orientações técnicas e soluções do Sebrae: Oficinas SEI;
- Formalização;
- Emissão de Alvará Municipal;
- Aprovação da Guia de Consulta;
- Consulta de Certificado da Condição de MEI;
- Emissão dos Boletos Mensais de Contribuição;
- Orientações Coletivas;
- Declaração Anual de Faturamento (DAS).
Confira sugestão de programação direcionada para o quem já é MEI:
Indústria; Comércio; Serviço
O espaço Painel de Oportunidades trouxe diversas ofertas para empresas dos setores de Serviço e Comércio.
O espaço abordou os temas:
• Operação de loja;Trouxe os seguintes temas:
• Como empreender no mundo virtual;- Gestão;
- Apresentação de soluções de otimização e eficiência energética;
- Caixa cheio, um restaurante de sucesso;
- Como melhorar a imagem do meu estabelecimento de alimentação fora do lar?;
- Responsabilidade social e sustentabilidade: dicas para agregar valor a minha marca;
- Casos de sucesso de empresários do segmento.
- Orientações sobre marketing, recursos humanos e gestão financeira;
- Casos de Sucesso de Centros de Beleza;
- Boas Práticas para Salão de Beleza;
- Entenda o que caracteriza vínculo empregatício, de parceria e sociedade - Palestra sobre Leis Trabalhistas;
- Como reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade;
- Tira dúvidas sobre normas sanitárias;
- Oportunidades de negócios para o segmento;
- Conheça as entidades, feiras e representantes do segmento.
A Feira do Empreendedor de Mato Grosso do Sul teve 150 expositores para apresentar Oportunidades de Negócios distribuídas entre os setores do Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços. O evento ofereceu aos visitantes alternativas para abrir um novo negócio, bem como para melhorar e ampliar os já existentes. A Feira contou ainda com espaço destinado a franquias, para aqueles que desejam conhecer e atuar com este modelo de negócio.
- Estande Facebook
Apresentou formas de como anunciar no Facebook e conquistar mais clientes através da internet. Fez parte da programação de eventos do espaço a palestra "Facebook como ferramenta para alavancar seus negócios".
- Estande Primeiro e-commerce
Apresentou, em parceria com o Mercado Livre, como criar uma loja virtual gratuitamente. No próprio estande foram ofertadas mini palestras com orientações para quem deseja iniciar suas vendas online.
- Estande Conecte Seu Negócio
Apresentou, em parceria com a Google, como criar o site da sua empresa gratuitamente.
O Google e o Sebrae em Mato Grosso do Sul trouxeram para Campo Grande a palestra "Google faz a web trabalhar para o seu negócio", que apresenta as ferramentas Google para melhorar a performance e divulgar seu negócio em ambiente digital.
- Estande do MarketUp
Apresentou aos empresários que desejam melhorar sua Gestão a solução MarketUP, que é composta de ERP, PDV e Loja Virtual totalmente grátis. Também fez parte da programação a palestra "Como a tecnologia pode ajudar na gestão da sua empresa", que abordou os desafios com o avanço da tecnologia; caminhos necessários para a sobrevivência do seu negócio e a importância da tecnologia vinculada à gestão.
Um espaço para renovar e aprender novos conceitos se divertindo. Durante as palestras foram apresentados, a partir de cenas de filmes, conceitos relacionados a diversas áreas de conhecimento, como: Empreendedorismo, Liderança, Vendas, Negociação.
Carga Horária de cada palestra: 1h
Conheça a Estação Mato Grosso do Sul:
- Apresentações de música e dança;
- Petiscos de comidas regionais;
- Utilização de artesanatos para decoração de: pousadas, hotéis, atrativos turísticos, bares, restaurantes e outras empresas;
- Atendimento sobre turismo;
- Apresentação da metodologia Economia da Experiência;
O espaço também trouxe uma surpresa para os empresários que desejam saber mais sobre Turismo de Aventura.
Pensado e desenvolvido para celebrar as conquistas e evidenciar histórias bem sucedidas de empreendedores do MS, o espaço teve o compromisso de mostrar aos visitantes que o sucesso é consequência de boas ideias e muito trabalho. Além disso, o local promoveu a interação entre empreendedores e empresários de diversos setores, discutindo boas práticas e festejando os resultados.
Espaço para quem acredita no desenvolvimento local através do apoio aos pequenos negócios. Nele houve:
- Oportunidades para empreender nas diversas regiões do estado, incluindo a do Residencial Fernanda, em Campo Grande/MS;
- Atendimento e palestras aos gestores municipais nos temas: Compras Governamentais, Desburocratização nos Procedimentos de Abertura de Empresas e Micro Empreendedor Individual;
- Informações sobre os projetos de desenvolvimento territorial com atuação no estado de Mato Grosso do Sul;
- Apresentação de casos de sucesso de negócios em Comunidades de todo o Brasil.
A estação inédita reuniu em um só espaço conhecimento, ferramentas e caminhos que auxiliam na implantação de inovações em sua empresa, com soluções simplificadas, demonstração de casos de empresas inovadoras, e tecnologias como: Impressora e Scanner 3D, Piso Interativo, bicicleta com dispositivo para geração de energia; entre outras. Além disso, trouxe especialistas para esclarecer dúvidas e orientar sobre como colocar em prática, com pouco investimento financeiro, cada tema abordado.
O tema Negócios Sociais apresentou este novo modelo de empreender. O que oferecer no mercado soluções para problemas sociais, quem já faz e o que se ganha com esta atuação foram algumas das respostas que especialistas no tema estiveram disponíveis para responder.
Já a Acessibilidade como estratégia de negócio gera ganhos econômicos e reconhecimento do consumidor. Neste espaço foi possível identificar quais as soluções existentes, descobrir o tamanho deste mercado e o que deve ser feito para se adequar às normas vigentes.
Espaço de oportunidades para o empreendedor que busca orientações sobre produtos e serviços financeiros, além de acesso às mais variadas linhas de crédito. O local foi pensado para proporcionar interação e negociação com diversas instituições financeiras do estado; tudo isso em um mesmo ambiente. Foram disponibilizados materiais sobre Educação Financeira, cartilhas com Boas Práticas de Acesso ao Crédito, diagnósticos sobre o Perfil de Crédito, jogos interativos e brindes.
O espaço busca despertar o espírito empreendedor, visão de sustentabilidade e trabalho em equipe nas crianças, através de brincadeiras e atividades. Para isso, foi elaborado pela Junior Achievement um jogo lúdico "Nosso Planeta, Nossa Casa".
O início consiste em assistir a uma palestra virtual, que conta uma história. Em seguida, houve um jogo de tabuleiro em que as peças foram os próprios participantes e, por meio de perguntas e respostas, tiveram um aprendizado em sustentabilidade e empreendedorismo. Ao final, os participantes "colocaram a mão na massa", confeccionando produtos sustentáveis, para gerar ao público infantil a ideia de que muitos materiais antes não utilizados podem ser transformados em produtos, respeitando assim o meio ambiente.
Espaço descolado para jovens que querem empreender ou já são empreendedores. Foi um local para se inspirar nas trajetórias de jovens empreendedores e conhecer ferramentas que podem ajudá-lo a descobrir e desenvolver seu potencial empreendedor. Houve a presença de entidades apoiadoras e antenadas à Geração.
GERAÇÃO Y nascidos entre 1978 e 1990): Com o mundo relativamente estável, eles cresceram em uma década de valorização intensa da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se sujeitam a atividades que não fazem sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em rede e se preocupam com o meio em que vivem.
Queremos ouvir você!
O que você não viu na Feira do Empreendedor e gostaria de ver nos próximos eventos do Sebrae/MS? Queremos construir juntos a você as próximas ocasiões.
Você também pode nos enviar suas sugestões, criticas e dúvidas aqui no site da Feria do Empreendedor através do canal Fale Conosco
O stand do Centro Sebrae de Sustentabilidade foi voltado aos Pequenos Negócios e abordou as ações apoiadas pelo Sebrae relacionadas ao tema; por exemplo: redução de desperdícios, eficiência energética, uso racional de água, otimização das matérias primas e reaproveitamento de resíduos.